46 3224-6420
Você sabe o que esperar da segunda gravidez?

 

O corpo mudando tudo de novo depois de anos, experimentar novas sensações com mais maturidade, viver a plenitude de ser mai duplamente. Sim, as coisas mudam de uma gestação para outra!

 

Se você é mãe de um menino se sente superamada por ele, que gruda em seu pescoço e está sempre recorrendo a você. Se você já é mãe de uma menina, consegue se projetar nela voltando a sua infância e estes flashbacks servem até mesmo para você passar a se entender melhor. 

Os ciclos de vida da mulher são únicos e intensos e em cada fase é preciso um cuidado diferente. Menina, moça, mulher, mãe, avó. No trânsito entre estes setores surgem ondas de insegurança e territórios onde já se sente bem seguro, pois sabe-se com quem e o que se pode contar. 

Viver uma segunda gestação é sem dúvida um território de confiança, especialmente quando já se tem um médico e uma clínica com quem contar e se organizar. Claro que quando se está esperando o segundo filho, muita coisa passa pela cabeça. Principalmente se você ainda tem um filho pequeno em casa, é provável que se questione se vai conseguir dar atenção ao outro filho por causa da gravidez, como vai ser a aceitação do mais velho e o que esperar de sua rotina depois que o bebê nascer. Naturalmente, outras dúvidas também surgem: Vou ter os mesmos enjoos? A recuperação será a mesma? A sensação de cansaço vai ser igual? A gravidez será mais tranquila? Embora algumas situações possam se repetir, é importante saber que nenhuma gestação é igual a outra.

Se durante a primeira gestação você sentiu muitos enjoos, a chance de sofrer com o mesmo sintoma é grande, mas isto não é uma regra! Pode ser que ocorra o oposto. A vantagem é já saber quais hábitos deve manter para controlar esses sintomas.

Além disso, o desenvolvimento da gestação vai depender da fase da vida em que a mulher está. Fatores como idade, carreira, vida familiar e estado de saúde também influenciam. Porém, na segunda experiência, geralmente a gestante fica menos ansiosa tende a ter uma gravidez mais tranquila.

Uma mudança que faz diferença para as mães na segunda gravidez é que, normalmente, elas podem sentir o bebê mexer antes. Isso é normal. Na primeira vez, o bebê começa a ser sentido entre a 20ª e  24ª gravidez. Já na segunda, por volta da 17ª já é possível senti-lo. A obstetra explica que, como na primeira gestação a mulher já vivenciou a experiência de ter um bebê mexendo, fica mais sensível a pequenos estímulos dentro do útero, conseguindo sentir os movimentos do bebê mais precocemente. É provável também que a barriga apareça mais rápido.

 

Contrações e parto

A hora do parto também gera dúvidas. Assim como cada gravidez, cada parto é único, pois depende da posição do bebê, do peso e tamanho e das condições clínicas tanto da mãe quanto do filho. Por isso, não dá para se basear na primeira gestação para saber qual tipo de parto você terá. As chamadas contrações de Braxton Hicks, ou contrações de treinamento, ficam mais evidentes, porque as mães de segunda viagem já sabem diferenciar as contrações de parto para as de Braxton Hicks, ajudando a lidar melhor com a ansiedade.

Uma das vantagens é poder contar com exercícios de fortalecimento de períneo obtidos por meio da fisioterapia pélvica. Elas auxiliam muito na hora do parto e colaboram para voltar em forma mais rápido. Saiba mais aquihttp://www.matriline.com.br/especifico.php?item=8&modulo=1 

 

Importância de planejar

Quando possível, planejar também ajuda a ter uma gravidez mais tranquila. Começando pela saúde, é importante mudar os hábitos, controlar o peso, complementar a alimentação com ácido fólico e fazer exames para se certificar de que está tudo em ordem com o organismo e até se programar financeiramente.

Também é ideal respeitar o intervalo entre uma gestação e outra, com a indicação dos especialistas de esperar pelo menos um ano. Ao longo deste tempo, aproveite muito para se curtir como mãe, mas para resgatar-se como mulher. Contar com procedimentos estéticos pode fazer você se sentir bem melhor. Confira momentos especialmente preparados para você na pré e pós-gestação aquihttp://www.matriline.com.br/especifico.php?item=6&modulo=1

E seja muito feliz com seus frutos e a sua família completa. 

 

 

(Clínica Matriline com Informações de Pais& Filhos)

 

Segunda-feira, 18 de Janeiro de 2016
Voltar
46 3224-6420
falecom@matriline.com.br
Rua Itacolomi, 946 - sala 201 - 2º andar - Edificio Vega - Centro - Pato Branco / PR - CEP 85.501-240