Capa Blog

DIABETES GESTACIONAL

22 de agosto de 2021

A gravidez é um processo de muitas transformações no organismo da mulher. Essas mudanças ocorrem, principalmente, por conta dos hormônios da gestação.

Uma das mais importantes e que acontece de maneira natural é o aumento de açúcar no sangue. Esse crescimento é necessário para o desenvolvimento do feto.

Contudo, em alguns casos, tal aumento ocorre além do que se considera saudável. E alguns fatores contribuem para esse agravamento: história familiar de diabetes, obesidade, sedentarismo, ganho de peso excessivo na gestação, síndrome dos ovários policísticos, dentre outros.

O termo médico utilizado para caracterizar esse aumento, exclusivo da gestação, é “diabetes gestacional”.

Tal condição pode trazer sérias consequências à saúde do feto, caso não seja tratada devidamente. Isso inclui abortamento, aumento do líquido amniótico, fetos com excesso de peso, morte fetal e complicações no parto.

Por isso, é de extrema importância que todas as mulheres tenham acesso a um pré-natal de qualidade pois, tanto o diagnóstico desta e de outras condições, quanto o tratamento, é feito através de exames laboratoriais solicitados pelo médico obstetra.

Assim, a minha orientação para todas as mulheres que desejam engravidar é a de uma alimentação saudável, exercícios físicos regulares e a escolha de um médico de confiança.

Dra. Jaqueline Crestani | CRM: 35365 | RQE: 28204

Voltar