Capa Blog

TERAPIA DE ESQUEMA NA PSICOTERAPIA INDIVIDUAL

4 de março de 2022

Como já conversamos por aqui sobre o que é a TE, vamos falar um pouquinho de como ela funciona em uma sessão individual.

Basicamente, a organizamos em duas fases:

A fase inicial é a de avaliação do caso:
Para iniciar a psicoterapia, deve existir uma construção do vínculo terapêutico. Ele é primordial, principalmente, para que a pessoa se comprometa com o processo.

Assim, inicialmente, a terapia do apego é utilizada basear o papel do psicólogo como indivíduo que oferece a afetividade e a segurança que faltaram na infância do paciente. Com a formação desse vínculo, o profissional explica como funciona esse modelo e auxilia o paciente na identificação dos esquemas desadaptativos.

A partir disso, as origens desses comportamentos também aparecem e, junto delas, as estratégias que o paciente já utiliza para lidar com esses esquemas – que foram construídas naturalmente, por ele, em cima do que viveu, compreende?

A segunda fase, então, se debruça sobre a mudança desses esquemas, que têm sido prejudiciais à pessoa:
O objetivo aí é reviver as origens e os esquemas dentro da sessão. Possibilitando, nesse processo, uma ressignificação e reorganização comportamental a partir de modelos mais saudáveis.

Esse é um pequeno resumo para que você compreenda melhor como funciona uma sessão de psicoterapia comigo!

Psicóloga Grasiela Suzin | CRP 08/12022

Voltar